top of page

Mário Ribeiro Cantarino Filho

df2258

Mário Ribeiro Cantarino Filho, nascido em Niterói (RJ) no dia 5 de setembro de 1930, diplomou-se em Licenciatura em Educação Física (1961) e Técnico Desportivo (1965) pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos, da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Concluiu o Mestrado em Educação, na Universidade de Brasília, em 1982.

O professor Cantarino foi um dos criadores do curso superior em Educação Física, da Universidade de Brasília, quando da implantação do então "Departamento de Educação Física".

O Professor Cantarino tornou-se conhecido internacionalmente pelo trabalho realizado e pela alta qualidade de sua atuação, também no meio científico.

Constituiu uma das maiores bibliotecas particulares do Brasil, composta por cerca de 3.000 livros, 1.600 revistas e 200 jornais e folhetos, em vários idiomas, que retrata boa parte da história da Educação Física no Brasil no século XX, com um enfoque maior sobre o tema atletismo.

No Atletismo, sua primeira participação aconteceu em um evento escolar, em Niterói, em 1946, e, no início de 1947, associou-se ao Esporte Clube Olímpico.

Na modalidade universitária, foi técnico de atletas no Espírito Santo e em Brasília; teve sua primeira participação nos Jogos Universitários Brasileiros em Recife (1950), e foi técnico da equipe universitária brasileira nos I Jogos Latino-americanos ocorridos em Cuba (1962).

A sua trajetória no Atletismo carioca, capixaba e brasiliense é longa. Exerceu a função de docente universitário durante mais de três décadas, na Universidade Federal do Espírito Santo e na Universidade de Brasília, onde se aposentou.

Pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), ministrou cursos na Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela. Escreveu diversos trabalhos, publicados em jornais, revistas e em livros.

Recebeu muitas homenagens de entidades nacionais e internacionais ligadas à educação física e ao desporto, especialmente as ligadas ao atletismo, dentre elas:

• Grande Benemérito do Desporto Universitário Capixaba;

• Benemérito do Atletismo Brasiliense;

• Medalha do Mérito Desportivo (Presidência da República – 1990);

• Medalha Imperador D. Pedro II (CBMDF);

• Homenageado Especial do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte;

• Cidadão Honorário de Brasília (2002);

• Homenageado do II Congresso Internacional de Educação Física, realizado pela Universidade Católica de Brasília (UCB), 2009;

• Diploma de Honra ao Mérito, do Conselho Regional de Educação Física da Sétima Região (CREF/7), 2010;

• Diploma de Honra da Federação Internacional de Educação Física (FIEP), Delegacia do Brasil, 2011;


Dentre inúmeras outras atividades, foi:

• Dirigente e técnico de seleções nacionais em eventos sul-americanos;

• Atuou nas áreas gerencial e técnica de diversas entidades esportivas em Niterói, Rio de Janeiro, Vitória e Brasília;

• Presidente da Federação Brasiliense de Atletismo, por três mandatos;

• Chefe do então departamento de Educação Física, da Universidade de Brasília, por dois mandatos;

• Organizou inúmeros eventos no cenário esportivo;


“Em Brasília, "quase todo mundo da área de Educação Física foi aluno do Professor Cantarino, em algum momento".


O “Mestre Canta”, como era carinhosamente chamado morreu em Brasília, aos 81 anos em 21 de janeiro de 2012. O jornalista José Cruz, em sua crônica de despedida ao Professor Cantarino, do dia 21 de janeiro de 2012, no seu blog (https://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2012/01/mario-cantarino-o-poeta-doesporte/), teve a felicidade de complementar o termo "Poeta do Esporte" ao nosso eterno mestre.

O professor Mário Ribeiro Cantarino Filho foi casado com Dona Helena sua eterna companheira e teve cinco filhos, mais de uma dezena de netos e bisnetos.


Prof. Cantarino, possui a simplicidade e humildade que só presente nos seres mais evoluídos.

Depoimentos sobre o Prof. Cantarino:

“Professor Cantarino, homem de bem e nosso mestre maior. Deixou um legado teórico e prático de valor inestimável para a educação física e para o esporte. Muitas saudades. Meus agradecimentos por tudo que fez. “ Prof. Doutor Edilberto Barros.

“Belo histórico, nosso amado Cantarino!” Campeã Carmem de Oliveira.


Texto Prof. Francisco Xavier.






24 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


CONTATO

Federação de Atletismo do Distrito Federal
E-mail: df@cbat.org.br

Whatsapp: (61)99660-1957

CNPJ: 08.197.292/0001-06

EPTG 01, Vicente Pires, Brasília-DF
CEP.: 72001-012

Presidente: Marcelo Pereira da Silva

bottom of page